Tipo 1 ou SAE J1772
É um carregador para carros elétricos monofásico. Constituído por pinos terra e neutro (pinos de fase), e por dois conectores que asseguram uma ligação estável à rede elétrica para evitar que o carregador se desligue. A sua potência é de 19,2 kWh, sendo um dos carregadores para carros elétricos a potência mais reduzida no mercado automóvel.
Tipo 2 ou Mennekes
O Tipo 2 de carregadores ou conectores são baseados na norma IEC 62196. Este tipo de carregadores podem ser utilizados em potências baixas ou altas, e em tensão monofásica ou trifásica. Permitem, por isso, um carregamento mais rápido que as tomadas de Tipo 1. Consegue suportar versatilidade e capacidade de suportar carregamentos com corrente alternada (CA) e corrente contínua (CC).
A potência de carregamento pode variar entre 3 kW e 50 kW, sendo que os valores mais comuns são 7,4 kW (32A) em sistemas monofásicos e 22 kW (3x32A) em sistemas trifásicos. A sua ampla adoção na Europa reforçou a sua importância tanto na indústria dos veículos elétricos como nas infraestruturas de carregamento.
Tipo 3 ou CHAdeMO
O conector CHAdeMO foi desenvolvido para proporcionar carregamentos rápidos das viaturas elétricas com um carregamento em corrente contínua (CC). Esta evolução tecnológica permite que as baterias sejam carregadas até 80% até 20 minutos. A sua potência de carregamento é de até 60 kWh e 500V.
O desenvolvimento da tomada Tipo 3 foi uma iniciativa de cinco grandes empresas japonesas no ramo automóvel, entre elas Mitsubishi e Nissan.
Conector CCS
Os carregadores CCS (Combined Charging System) são concorrentes diretos da CHAdeMO, permitem um carregamento rápido em corrente contínua, a uma potência estimada de até 50kW.
O carregador Tipo 4 dá a opção de carregamento em corrente alternada em dois modos: lento ou rápido.
Disponibiliza duas versões:
- CSS Tipo 1: que são uma evolução das tomadas normais de tipo 1, tem a capacidade de recarregar veículos elétricos com corrente alternada (CA) e corrente contínua (CC). Inclui um conector de carregamento de 7 pinos, suporte para carregamento de até 80 kW em corrente contínua e até 43 kW em corrente alternada. Além disso, o CCS Tipo 1 é projetado para garantir a segurança entre diferentes veículos elétricos e infraestruturas de carregamento.
- CSS tipo 2: a evolução das tomadas normais de tipo 2, oferece várias melhorias e funcionalidades adicionais. Inclui um conector de carregamento de 7 pinos, suporte para carregamento de até 350 kW em corrente contínua e até 43 kW em corrente alternada. Disponibiliza ainda comunicação bidirecional, ou seja os veículos podem receber energia e devolvê-la à rede, o que permite a implementação de tecnologias de armazenamento de energia e a participação ativa na gestão da rede elétrica.
Foram adicionadas duas novas entradas, a estes dois tipos de conectores base, que permitem que o carregamento seja feito com recurso à corrente contínua.
Simule a melhor solução para si!
Descubra aqui a tipologia de motorização que se adapta ao seu perfil de utilização. Use o nosso simulador para identificar qual o carro e qual a tecnologia ecológica que melhor se adapta ao seu dia a dia.