No passado dia 13 de agosto, comemoram-se 65 anos de uma das maiores revoluções na segurança automóvel: a invenção do cinto de segurança de três pontos pela Volvo. Este mecanismo inovador, criado pelo engenheiro sueco Nils Bohlin, já salvou mais de 1 milhão de vidas.
Originalmente, os cintos de segurança eram muito diferentes do que conhecemos hoje. Destinados a evitar que os ocupantes das carruagens puxadas por cavalos caíssem, foram posteriormente adaptados para a aviação, e só nas décadas de 1940 e 1950 começaram a ser utilizados nos automóveis. Inicialmente, o cinto de segurança consistia apenas numa faixa sobre o colo, o que não era suficiente para proteger eficazmente os ocupantes em caso de colisões graves, resultando frequentemente em lesões sérias.
Para resolver este problema, Nils Bohlin desenvolveu o cinto de segurança de três pontos, que, apesar de inicialmente não ser bem recebido por muitos, devido a alegações de desconforto, provou ser o mecanismo de proteção mais eficaz após extensivos testes realizados pela Volvo. O Volvo PV544 foi o primeiro modelo a ser equipado com este cinto, marcou o início de uma nova era na segurança automóvel.
Para demonstrar um compromisso inabalável com a segurança, a Volvo decidiu abrir a patente do cinto de três pontos, o que permitiu que outros fabricantes de automóveis adotassem esta tecnologia e contribuíssem para salvar ainda mais vidas.
Apesar da variação na utilização do cinto de segurança em diferentes partes do mundo, especialmente em algumas regiões de África, Ásia e América do Sul, o impacto desta invenção é inegável. Com mais de seis décadas de existência, o cinto de segurança de três pontos não só salvou inúmeras vidas, como também mudou para sempre a nossa abordagem à segurança automóvel.
Esta é uma história de inovação e compromisso que continua a inspirar a indústria automóvel e a proteger milhões de pessoas todos os dias.