A Nissan está a testar uma tinta automóvel inovadora, desenvolvida em parceria com a Radi-Cool, que promete reduzir a temperatura interior dos veículos no verão e diminuir o consumo de energia do ar condicionado. A tinta, composta por metamateriais — materiais sintéticos com propriedades únicas — reflete os raios infravermelhos e redireciona a energia solar para a atmosfera, reduzindo a temperatura do veículo.
Em novembro de 2023, foi iniciado um teste de 12 meses no Terminal Aéreo Internacional de Tóquio em Haneda, onde a tinta “cool paint” foi aplicada num veículo de serviço Nissan NV100 operado pela All Nippon Airways (ANA). Até agora, os resultados demonstraram uma redução de até 12ºC na temperatura da superfície exterior e 5ºC no interior, comparado com veículos pintados com tintas convencionais. Isto significa menos uso do ar condicionado, o que melhora a eficiência do motor ou da bateria em veículos elétricos.
O Dr. Susumu Miura, especialista no Centro de Investigação da Nissan, lidera o projeto e afirma que a equipa testou mais de 100 amostras da tinta desde 2021. A versão atual, com uma espessura de 120 microns, é seis vezes mais espessa que a tinta automóvel convencional, oferecendo resistência a fatores como sal, riscos e lascas.
Embora ainda em fase de testes, a Nissan espera que a “cool paint” esteja disponível para encomendas especiais em várias cores, com grande potencial para veículos comerciais como carrinhas e camiões que passam longos períodos ao sol.