A Nissan revelou a sua terceira geração do Leaf, que abandona o tradicional formato hatchback e passa a ser um crossover elétrico, concebido sobre a plataforma CMF‑EV, a mesma usada pelos modelos Ariya e pelo futuro Juke elétrico.
Produzido na fábrica de Sunderland (Reino Unido), o novo Leaf vai estrear-se no mercado europeu no final de 2025, como parte do ambicioso projeto EV36Zero, que visa transformar a unidade numa plataforma de referência para veículos elétricos, produção de baterias e energias renováveis.
Com um design notável, mais curto do que o modelo anterior, o novo Leaf pretende otimizar a aerodinâmica (Cx 0,25) através de elementos como puxadores embutidos, fundo plano e tejadilho panorâmico eletrocromático, resultando numa presença visual mais alta e elegante, semelhante ao Ariya.
Quanto à autonomia, a Nissan aponta para mais de 600 km, graças à conjugação entre eficiência energética e carregamentos rápidos que, segundo a marca, permitem recuperar cerca de 250 km em apenas 15 minutos.
No interior, destaca-se o piso plano para maior conforto dos passageiros e o novo sistema de infotainment baseado no Google, complementado por tecnologias avançadas de assistência à condução, confirmando que o Leaf evoluiu tanto em forma como em função.