Regras de pagamento do IUC vão ser alteradas em 2026
O Governo anunciou mudanças no pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC), a partir de 2026, como parte da Agenda para a Simplificação Fiscal.
O imposto deixará de ser pago no mês da matrícula do veículo e terá datas fixas: em fevereiro para valores até 100 euros e em duas prestações (fevereiro e outubro) para valores superiores a 100 euros.
A medida visa simplificar o processo e evitar esquecimentos que resultam em multas, segundo Joaquim Miranda Sarmento, Ministro das Finanças, que destacou ainda o baixo custo de implementação e os benefícios financeiros para particulares e empresas.
In razãoautomóvel.pt

Carlos Tavares diz que UE chegou a um “beco sem saída” nos veículos elétricos porque se esqueceu da “dimensão social”
Carlos Tavares, ex-CEO da Stellantis, considera que a União Europeia levou a indústria automóvel a um “beco sem saída” ao impor a eletrificação sem avaliar o impacto social da transição. O gestor alerta que 14 milhões de empregos diretos estão em risco, além de milhões de postos indiretos, numa crise já evidente com despedimentos como os anunciados pela Volkswagen.
Para Tavares, a decisão da UE foi uma reação “emocional e pouco estratégica” ao escândalo das emissões de 2015, ao impor a tecnologia elétrica em vez de definir metas de redução de emissões mais flexíveis. Como resultado, a Europa ficou atrás dos EUA e da China no setor elétrico, enfrentando altos custos de produção e baixa procura interna.
O preço elevado dos veículos elétricos, entre 40% e 50% superior aos térmicos, coloca fabricantes numa encruzilhada: ou aumentam drasticamente a produtividade ou repassam custos aos clientes, o que é inviável. Além disso, as marcas são obrigadas a vender 20% de elétricos sob pena de coimas elevadas, enquanto a procura real é de apenas 10%.
Tavares defende uma revisão urgente das regras para evitar um impacto social dramático e impedir que o mercado europeu fique dominado por fabricantes chineses. Para ele, a solução passa por uma transição mais progressiva, ajustando as metas às condições do setor.
In MSN

Quase metade dos automóveis novos da UE em 2023 eram híbridos e elétricos
Apesar de os automóveis a gasolina pura manterem a maior quota individual, 48,3% do total de 10,7 milhões de automóveis novos registados na UE para 2023 eram híbridos e elétricos.
Em 2023, aproximadamente 48,3% dos novos automóveis registados na União Europeia (UE) foram híbridos ou elétricos, segundo dados do Eurostat. Este aumento significativo reflete uma tendência crescente na adoção de veículos mais sustentáveis. A Finlândia lidera entre os Estados-membros, com 78% dos novos registos correspondendo a veículos híbridos (44%) e elétricos (34%). Portugal ocupa a 15.ª posição, com 46,3% dos novos registos divididos entre 28,1% de híbridos e 18,2% de elétricos. No extremo oposto, países como a Bulgária (7%), a República Checa (20%) e a Croácia (28%) apresentam as menores quotas de veículos híbridos e elétricos.
In EuroNews

Comboios do metro de Barcelona estão a ajudar a carregar veículos elétricos da cidade
O sistema de metro de Barcelona implementou o projeto MetroCharge, que utiliza a energia gerada pelos travões regenerativos dos comboios de metro para alimentar as próprias estações e fornecer eletricidade a pontos de carregamento de veículos elétricos na cidade.
Atualmente, 16 estações participam nesta iniciativa, que também integra painéis solares para complementar a produção de energia. Este sistema permite que a energia recuperada durante a travagem seja redirecionada para utilizações locais específicas, aumentando a eficiência e potencialmente reduzindo os custos para os utilizadores.
Com um investimento de 7,3 milhões de euros, parcialmente financiado pela União Europeia, o MetroCharge já cobre as necessidades energéticas de 28 das 163 estações de metro, resultando numa poupança de 6% no consumo total de energia do sistema.
Espera-se que o investimento seja recuperado em quatro anos, graças à redução dos custos energéticos.
In EuroNews

Este país vende mais de 85 mil carros todos os dias
Em 2024, o mercado automóvel chinês registou vendas de aproximadamente 23 milhões de veículos, com uma média diária superior a 85 mil unidades. Destes, quase 11 milhões foram veículos elétricos ou híbridos, representando 47% do total de vendas.
Este crescimento reflete um aumento de 40,7% nas vendas de veículos elétricos e híbridos em relação ao ano anterior. A BYD destacou-se como líder de mercado, com mais de 4,2 milhões de veículos vendidos, correspondendo a cerca de 40% do mercado chinês.
Este avanço na eletrificação automóvel na China contrasta com a situação na Europa, onde as vendas de veículos elétricos diminuíram após a redução de subsídios governamentais.
In Razão Automóvel

Nvidia. Condução totalmente autónoma não é para esta década
Ali Kani, responsável pela divisão automóvel da Nvidia, afirmou que a condução totalmente autónoma não será uma realidade nesta década.
Ele destaca que, apesar dos avanços tecnológicos, a complexidade e os desafios associados à segurança exigem uma abordagem cautelosa.
Kani enfatiza que um erro isolado pode comprometer a confiança na indústria, tornando essencial um desenvolvimento responsável e fundamentado em provas de segurança.
In Turbo.pt