Notícias Setor Automóvel Julho

Politécnico de Leiria apresenta conceito do novo carro TEK‑26e da Formula Student

A equipa LART (Leiria Academic Racing Team), do Politécnico de Leiria, revelou o conceito do TEK‑26e, o seu novo protótipo para a Formula Student Portugal 2025, focado em “inovação e disrupção” com conclusão prevista para 2026. Este veículo de alta performance, mais leve em 18%, será otimizado para motores elétricos duplos, jantes de 10”, chassis em fibra de carbono e bateria em compósitos, visando melhorar aceleração e downforce.

A equipa almeja alcançar o primeiro lugar na Classe 2, competindo entre 27 de julho e 1 de agosto em Castelo Branco. Em paralelo, preparam-se para a Formula Student Germany 2025, a maior competição do género, como parte da sua estratégia de internacionalização .

O evento de apresentação decorreu com uma mesa-redonda sobre “Talento, Tecnologia e Inovação Académica”, reforçando a relevância deste projeto para o Politécnico de Leiria e a comunidade local.

In autonews.pt

Nardò Technical Center celebra 50 anos do lendário anel de alta velocidade

O Nardò Technical Center, no sul de Itália, comemora em 2025 meio século desde a sua inauguração, em 1 de julho de 1975, pela FIAT. Este complexo de testes, agora propriedade da Porsche desde 2012, continua a ser referência mundial, destacando-se pelo seu icónico anel de alta velocidade de 12,6 km, onde se atingem velocidades acima dos 320 km/h. Com uma inclinação de até 12º, dizem que a partir dos 240 km/h é possível até soltar o volante e o carro segue na linha como se fosse uma reta.

O centro cobre uma extensão de 700 hectares e integra cerca de 20 zonas de teste, servindo fabricantes globais para avaliar aerodinâmica, durabilidade, sistemas avançados de assistência (ADAS) e veículos elétricos. Em 1979, o famoso Mercedes‑Benz C111 IV estabeleceu o recorde de volta mais rápida, atingindo uma média de 403,98 km/h, ainda não superada.

In razaoautomovel.com

Ferrari desenvolve protótipo elétrico sem motor de combustão nem rodas tradicionais

Segundo a imprensa especializada, a Ferrari está a trabalhar num protótipo experimental que não utiliza motor de combustão nem roda convencional, uma aposta radical na mobilidade elétrica e na investigação tecnológica. Este projeto insere-se na estratégia da marca para preparar o terreno da mobilidade do futuro, explorando conceitos alternativos ao design clássico dos automóveis de alta performance.

Embora ainda em fase experimental, o protótipo destaca-se por eliminar os elementos tradicionais das viaturas: não tem rodas, mas sim sistemas de locomoção inovadores, e utiliza apenas propulsão elétrica. Apesar de não haver data para lançamento, esta abordagem mostra como a Ferrari e outras marcas de prestígio global estão a desafiar os limites do que conhecemos por automóvel.

In turbo.pt

Nissan em negociações com a Foxconn para salvar fábrica no Japão e reforçar produção de veículos elétricos

A Nissan está em conversações com a tecnológica Foxconn (famosa pela montagem de iPhones) para que a fabricante construa veículos elétricos na fábrica de Oppama, no Japão, mantendo a unidade ativa e salvaguardando cerca de 3.900 postos de trabalho.

Inserida num plano de restruturação que inclui o encerramento de sete fábricas e a redução de 20.000 empregos, esta parceria surge como uma solução pragmática para otimizar instalações pouco utilizadas (a fábrica opera abaixo dos 40% da capacidade). A coligação com a Foxconn permitirá diversificar a produção, reforçar a mobilidade elétrica e preservar a cadeia de fornecedores local.

Para a Nissan, a aliança pode significar acesso a tecnologia eficiente de produção em larga escala, poupando custos e evitando o encerramento completo da unidade.

In fritonline.info 

Hyundai IONIQ 5 e Santa Fe distinguem-se nos Autotrader Drivers’ Choice Awards 2025

A Hyundai Motor Company conquistou reconhecimento no prestigiado ranking Autotrader Drivers’ Choice Awards 2025, escolhido diretamente pelos condutores do Reino Unido. O IONIQ 5 foi eleito o “Melhor Carro para Condutores Urbanos”, enquanto o novo Hyundai Santa Fe foi eleito o “Melhor SUV 7 Lugares”.

Baseados em mais de 225 mil opiniões reais de proprietários, os prémios cobriram critérios como conforto, fiabilidade, desempenho e valor global.

Os condutores destacaram no IONIQ 5 a sua condução suave, excelente visibilidade e design urbano, enquanto o Santa Fe foi elogiado pela qualidade de construção, espaço interior e equilíbrio entre preço e características premium.

Este duplo reconhecimento reforça a reputação da Hyundai como uma marca que alia inovação, segurança, estilo e excelente relação qualidade-preço, valores que são um reflexo natural na oferta da AJúlio Mobility.

In hyundai.pt

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Encontre aqui o seu novo Automóvel

Estamos disponíveis para ajudar!

Pedir mais informações
Últimas novidades