A revista norte-americana TIME, em colaboração com a Statista, destacou a Volvo Cars como uma das líderes na transição para a mobilidade sustentável, de acordo com o seu mais recente ranking.
Segundo Jim Rowan, CEO Volvo Cars, os objetivos da marca sueca passam por “… ser pioneiros na proteção das pessoas e do planeta e trabalhamos com vista às emissões zero, abraçando os princípios da economia circular e melhorando a vida das pessoas. (…) Para a Volvo Cars não se trata de fazer somente a coisa certa. A nossa ambição ambiental é um fator fundamental para o nosso crescimento e para o nosso sucesso futuro”.
Para identificar as empresas mais sustentáveis do mundo em 2024, a TIME e a Statista desenvolveram uma metodologia rigorosa. Esta metodologia classifica as organizações com base nas suas emissões, consumo de energia em relação ao seu tamanho, reduções de emissões entre 2021 e 2022, e a proporção de energia renovável utilizada nas operações. As empresas que lideram o ranking aderiram a programas climáticos prestigiados, como a meta de 1.5°C da iniciativa Science Based Targets (SBTi), e obtiveram pontuações elevadas do CDP (Carbon Disclosure Project).
Plano ambiental da Volvo Cars
Com o objetivo de reduzir a sua pegada ecológica, a Volvo Cars implementou um plano climático ambicioso e tem o objetivo de ser uma empresa com impacto climático neutro até 2040.
Atualmente, mais de 80% da eletricidade utilizada nas fábricas da Volvo Cars provém de fontes com impacto neutro no clima. Desde 2008, todas as unidades fabris europeias da empresa são alimentadas por energia hidroelétrica.