A Volvo voltou a registar resultados históricos em 2024, tanto em vendas como em receitas e lucros.
A marca alcançou novos máximos históricos em 2024, marcando o segundo ano consecutivo de recordes. O construtor sueco vendeu 763.389 unidades a nível global, um aumento de 7% face a 2023. A receita atingiu 400,2 mil milhões de coroas suecas (cerca de 35,4 mil milhões de euros), registando um ligeiro crescimento de 0,2%. O maior destaque vai para o lucro operacional, que atingiu os 27 mil milhões de coroas suecas (aprox. 2,3 mil milhões de euros), um crescimento de 6% e o mais elevado nos 98 anos da marca.
Motores a combustão ainda dominam, mas elétricos ganham peso na Volvo
Em 2024, os automóveis com motores a combustão mantiveram-se como os mais vendidos pela Volvo, mas a eletrificação continua a acelerar. As vendas de modelos 100% elétricos cresceram 54% face a 2023, atingindo 175.194 unidades, o que representa 23% do total. Considerando também os híbridos plug-in, os modelos eletrificados já representam 46% das vendas da marca.
O CEO da Volvo Cars, Jim Rowan, destacou que “2024 foi um ano de duas metades”, reconhecendo um segundo semestre mais desafiador, mas reforçando que a marca está bem posicionada para alcançar os seus objetivos a longo prazo.